Página Inicial
Apresentação
Administração
Informes da Direção
Conselho da Unidade
Departamentos
Graduação
Pós-Graduação
Planetário
Laboratórios
Núcleos
Fórum de Debates
Centros Acadêmicos
Revistas do CFH
Eventos
Formulários
Legislacao
Contatos
Mapa da UFSC
Webmail do CFH
Portal da UFSC
eXTReMe Tracker
noticias

01/11 11:49> Roselane e Lúcia são eleitas reitora e vice da UFSC
A professora Roselane Neckel, diretora do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), foi eleita nesta quarta-feira, dia 30, reitora da Universidade Federal de Santa Catarina para o quadriênio 2012-2016. Ela obteve 52,47% dos votos, contra 47,53% do professor Carlos Alberto Justo da Silva. Roselane, que assume em maio do próximo ano, após um período de transição entre as duas administrações, terá como vice-reitora a professora Lúcia Helena Martins Pacheco, do Centro Tecnológico (CTC).
leia mais »

09/11 14:38> Mostra de Imagens pelo fim da Violência Contra Mulher
No Brasil, todos os dias morrem em média 10 mulheres por violência doméstica ou por atentados de seu parceiro, amante, namorado, etc. Em 2010 as denúncias de violência doméstica contra mulher cresceram 112%. Os relatos de violência somaram 62.301 registros, sendo que 36.059 foram de violência física; 16.071 de violência psicológica; 7.597 de violência moral; 826 de violência patrimonial; e 1.280 de violência sexual. Foram registrados 239 casos de cárcere privado. O balanço mostra também que em 68,1% dos casos a violência contra a mulher é presenciada pelos filhos. Além disso, em 16,2% das situações o filho sofre a violência junto com a mãe. Os atendimentos mostram ainda que 39,6% das mulheres dizem sofrer violência desde o início da relação. Outras 57% afirmaram que são agredidas física ou psicologicamente todos os dias. Em mais da metade dos casos, as mulheres disseram correr risco de morte. Diga NÃO a violência contra mulher! O Núcleo Margens convida para a Mostra de Imagens pelo fim da Violência contra a Mulher. leia mais »

07/11 11:01> Prova com material adaptado para acadêmica com deficiência visual
O Prof. Luiz Antônio Paulino construiu com o apoio das Bolsistas Priscila e Mariana do LABTATE material adaptado para a prova de uma acadêmica do curso de geografia com deficiência visual. O material foi construido, mantendo o mesmo nível do conteúdo; que é escala cartográfica na disciplina de cartografia sem prejuízo na aprendizagem. Aprender sobre escala foi um desafio e ao mesmo tempo uma conquista na obtenção desse conhecimento para a acadêmica. Conforme palavras da Coordenadora do curso, Rosemy da Silva Nascimento, "acreditamos que este início de trabalho conjunto, nos torne eficientes na educação geográfica do ensino superior para este público tão especial que são os Deficientes Visuais". Veja as fotos clicando aqui.

03/11 10:22> Workshop - Bioética e Vida
O Comitê Hospitalar de Bioética do Hospital Infantil Joana de Gusmão convida a todos para participar do workshop "Bioética e Vida" com o Prof. Darlei Dall'agnol (depto de Filosofia), que acontece no dia 11 de novembro (sexta-feira) das 13:30 às 15:30 no Centro de Estudos Miguel Salles Cavalcanti do Hospital Infantil Joana de Gusmão.

26/10 10:53> Cronicar: Histórias de Momentos e Lugares
De um curso de Leitura Crítica e Produção Textual oferecido pelo Programa de Capacitação da UFSC, entre aulas presenciais e virtuais, oportunizando exercitar o servidor da UFSC na leitura crítica e na produção escrita de diversos gêneros discursivos, e diante de sua capacidade criativa,
27 servidores construiram um livro de crônicas sobre lugares e momentos. "Do além a que pode chegar, do quão por meio da sua escritura textual pode quebrar a chara do “não sei escrever”, do quão cada letra posta com outras vai compor a alegoria da sua crônica travestida pela subjetividade versus o fato, podendo vir a dizer “eu posso cronicar”." Resultado deste trabalho, temos uma exposição no Hall da reitoria, um "menu" deste e-book. Hoje, 26 de outubro, às 17h, no auditório Elke Hering da Biblioteca Universitária da UFSC, será lançamento do e-book Cronicar: histórias de momentos e lugares. Parabéns Servidores da UFSC! leia mais »

19/10 12:29> Acadêmica do Curso de Oceanografia aprovada em 1º lugar em concurso da Petrobrás
A Coordenadoria do Curso de Oceanografia parabeniza a acadêmica da 8ª fase, Bruna Queiroz, que foi aprovada em 1° lugar no concurso para Analista Ambiental da PETROBRÁS. A prova de seleção foi realizada no dia 28 de agosto de 2011, num total de 523 inscritos, sendo oferecida somente uma vaga na área de Oceanografia em todo o país.

10/10 10:58> Laboratório de Sociologia do Trabalho (LASTRO) integra Associação Internacional para o estudo das greves e dos conflitos sociais
Em setembro o Laboratório de Sociologia do Trabalho (LASTRO) - vinculado ao Departamento de Sociologia e Ciência Política do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) e coordenado pelo Prof. Dr. Fernando Ponte de Sousa - aceitou convite para integrar a Associação Internacional para o Estudo das Greves e dos Conflitos Sociais, entidade fundada durante a Conferência Internacional Greves e Conflitos Sociais no Século XX realizada entre 16 e 20 de Março de 2011 na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. leia mais »

10/10 10:48> Novo Número da Revista EM DEBATE
Com este segundo número da Em Debate de 2011, o Laboratório de Sociologia do Trabalho (LASTRO), criado em 29 de outubro de 1999 no Departamento de Sociologia e Ciência Política comemoramos 12 anos de existência. [...] O caráter não endógeno da Em Debate está consolidado, juntamente com sua dimensão mais cosmopolita, reafirmada como pública e plural, considerando a expressividade de submissões propostas tanto para o tema gerador do dossiê como para artigos avulsos. [...] Os leitores poderão desfrutar de artigos que resultam de trabalhos de investigação teórica, histórica e de campo de pesquisadores do Brasil (de diferentes estados), Argentina, Bélgica, Canadá, Colômbia, México e Portugal. [em] abordagens que vão desde a Comuna de Paris, o maio de 1968, a revolução portuguesa de 1974-1975, a Comuna Altenha (Bolívia), a luta de Oaxaca (México), os Conselhos Populares de Fortaleza (Brasil), as Comisiones Obreras (Espanha), as empresas recuperadas na Argentina, até o trabalho autogestionário na economia solidária. Este número conta também com artigos sobre aspectos da mundialização capitalista em curso, com implicações sobre as condições de dependência e fragilidade democrática, bem como sobre a divisão sexual do trabalho; um igualmente valioso artigo sobre as vítimas da ditadura e memória histórica na Colômbia, tema que agora mobiliza movimentos sociais também no Brasil; três resenhas, uma delas traduzida, sobre o livro de Joseph Dietzgen, outra que apresenta uma pesquisa teórica sobre a obra de Anton Pannekoek, e uma terceira sobre o federalismo na Comuna de Paris. Esses dois autores, pouco divulgados no Brasil, parecem ganhar importância atualmente – em especial o último, pelas argutas análises sobre os limites das instituições democráticas que se enfraquecem nessa normativa, mas, paradoxalmente, se embrutecem como tentativa de controle social. [...] Boa leitura. leia mais »

28/08 11:44> ELEIÇÂO PARA REPRESENTANTE DOCENTE CUn
Em 28/09/2011, foram realizadas as eleições para representante docente do CFH junto ao Conselho Universitário e os Professores Alessandro Pinzani (FIL) e Carlos Antônio Oliveira Vieira (GCN) foram eleitos para titular e suplente, respectivamente. A Direção do CFH parabeniza a chapa eleita!

15/08 13:04> Distribuição das Disciplinas no Espaço Físico do CFH e em outros Centros para 2011-2
Está disponível para consulta a tabela de distribuição das disciplinas no espaço físico para o semestre 2011-2.

10/07 22:20> Descaso com o patrimônio público: situação de abandono na Biblioteca Pública, em Florianópolis (Jornal do Almoço - 07/07/2011)
Profª Roselane Neckel, Diretora do CFH e Professora do Departamento de História da UFSC, foi entrevistada pela resportagem da RBSTV sobre o descaso com a preservação dos documentos históricos na Biblioteca Pública do Estado de Santa Catarina. leia mais »

27/05 10:48> Expedição geológica para a Elevação do Rio Grande
O Serviço Geológico do Brasil está organizando a expedição geológica para a Elevação do Rio Grande (Projeto Elevação do Rio Grande - PROERG) durante o período de 4 a 27 de junho de 2011. O objetivo da expedição é o mapeamento geológico-geofísico e a identificação de recursos minerais do fundo do oceano Atlântico sul com destaque as crostas cobaltíferas. A expedição será realizada a bordo do navio de pesquisa francês Marion Dufresne, parceria entre o IFREMER e o Governo brasileiro. Estarão participando da expedição como observadores representando o Departamento de Geociências/CFH da UFSC, os oceanógrafos Andreoara Deschamps Schmidt e Caio Heidrich, mestres em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia da UFSC.

24/05 09:54> NIGS divulga resultado do 3º Concurso de Cartazes sobre Transfobia, Lesbofobia e Homofobia
O Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades (NIGS) da UFSC divulgou o resultado do 3° Concurso de Cartazes sobre Transfobia, Lesbofobia e Homofobia nas Escolas. Os cartazes, feitos por alunos de escolas públicas de Santa Catarina, foram julgados em três categorias: júri científico, júri popular e júri NIGS. leia mais »

 
 
 

 

Agenda Semanal UFSC - saiba mais »

Notícias da UFSC - Agência de Comunicação - Agecom
www.agecom.ufsc.br

 

eXTReMe Tracker

Centro de Filosofia e Ciências Humanas
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
Campus Universitário - Trindade - CEP 88.040-970
Florianópolis - Santa Catarina - Brasil
Fone: +55 (48) 3721-9330
Produção: Sistema de Identidade Visual da UFSC e CFH