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UNIDADE 1 - INTRODUÇÃO

Fundamentos e História da Oceanografia

1) Por que a Oceanografia pode ser considerada um "conjunto de ciências"?

2) Quais são as principais áreas da Oceanografia e os temas que elas investigam?

3) Qual a importância do estudo dos oceanos?

4) O que são sambaquis?

5) Qual foi a grande contribuição dos fenícios para a navegação?

6) Para que servem a bússola e o sextante?

7) Muitos autores afirmam que a Oceanografia teve início com a expedição do navio H.M.S. Challenger (1872-1876). Por quê?

8) Qual o princípio de funcionamento da ecossonda e do sonar?

9) A teoria da tectônica de placas foi proposta com base em dados magnetométricos colhidos durante o Ano Geofísico Internacional (1957-1958). O que essas sondagens geofísicas revelaram sobre os fundos oceânicos?

10) A descoberta de fontes hidrotermais nas cordilheiras oceânicas pelo submersível Alvim, em 1977, é um marco no conhecimento oceanográfico. Por quê?

Instrumentação Oceanográfica e Técnicas de Amostragem

1) Qual o princípio básico de funcionamento do GPS? De que outra forma pode-se posicionar uma embarcação?

2) Por que na maioria das pesquisas oceanográficas utilizam equipamentos lançados a partir de navios ao invés de mergulhadores?

3) Qual tipo de embarcação é mais adequada à pesquisa oceanográfica?

4) Usualmente como se amostra o plâncton marinho?

5) Técnicas de pesca comercial são comumente empregadas na pesquisa do necton. Por quê?

6) Amostradores de mandíbula (por exemplo: Van Veen, Petersen, Petit Ponar) são muito empregados no estudo de bentos. O que esses equipamentos coletam?

7) Em Oceanografia Geológica o que é testemunhagem?

8) Qual o princípio geral que caracteriza os métodos de prospecção geofísica do fundo marinho (sísmica, sonar de visada lateral, gravimetria e magnetometria)?

9) Por que a temperatura e a salinidade são propriedades importantes para os oceanógrafos físicos?

10) Várias estratégias podem ser empregadas no estudo de correntes marinhas. Qual a diferença entre as técnicas Lagrangeanas e Eulerianas?

11) Marégrafos e ondógrafos medem uma mesma propriedade do oceano. Qual?

12) O que é um fundeio?

13) O que é Disco de Secchi e o que ele mede?

14) Que equipamentos podem ser empregados no estudo da salinidade?

15) Quais as principais diferenças entre Cartas Náuticas e Cartas Topográficas

16) A que corresponde a distância de 1.852m?

 

UNIDADE 2 - RELEVO SUBMARINO E EVOLUÇÃO DOS OCEANOS

1) O volume dos oceanos é comparável ao volume do planeta Terra? Discuta.

2) Compare as características gerais do relevo submarino e emerso da Terra.

3) O que é "mar"?

4) Podem existir feições do relevo submarino que ainda não foram descobertas?

5) Quais são e o que diferencia as três unidades que compõem a Margem Continental?

6) Que feições podem ser encontradas no assoalho oceânico?

7) É verdade que a cordilheira oceânica ocorre apenas no Oceano Atlântico? Explique.

8) Por que o Relevo do Oceano Pacífico é mais irregular que o do Oceano Atlântico?

9) O que são fossas tectônicas?

10) Em qual setor da costa brasileira a plataforma continental é mais estreita e onde ela é mais larga?

11) O que são "hot spots"?

12) Todas as ilhas oceânicas brasileiras estão associadas a "hot spots"?

13) O que fossas e cordilheiras oceânicas indicam sobre a disposição das placas tectônicas?

14) Indique e explique duas evidências que comprovam a deriva continental?

15) Por que os estudos paleomagnéticos foram importantes para desvendar o mecanismo de expansão dos fundos oceânicos?

16) Por que não exite vulcanismo nem eventos sísmicos expressivos no Brasil?

17) A ilhas que compõe o arquipélago do Avaí (Hawaii - USA) possuem a mesma idade? Explique a resposta.

18) Que unidades geológicas do planeta ficaram preservadas dos consecutivos eventos de deriva continental?


UNIDADE 3 - PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS DAS ÁGUAS OCEÂNICAS

1) A água do mar pode ser considerada um recurso mineral? Por quê?

2) Quais são as características naturais ideais para a produção de sal a partir da água do mar?

3) O que são "pontes de hidrogênio"?

4) Por que a água é considerada um "solvente universal"?

5) Na regulação do clima do planeta a propriedade mais importante das águas do oceano é a sua elevada capacidade térmica. Explique.

6) Os principais elementos que compõe a água do mar são: Na, Cl, Mg e Ca. Nos oceanos é muito grande a variação da concentração relativa entre eles?

7) O que é "sal"?

8) Cite duas fontes de sal para os oceanos.

9) Do ponto de vista químico, qual a importância das fontes hidrotermais?

10) O que são nutrientes?

11) O que são ciclos biogeoquímicos?

12) De que forma pode ser medida a salinidade da água do mar?

13) Quais processos diminuem a salinidade dos oceanos?

14) Por que as menores salinidades ocorrem nas proximodades dos polos?

15) O oxigênio dissolvido é uma propriedade dependente ou independente? Explique.

16) Qual a diferença entre hipoxia e anoxia?

17) O que determinam as medidas de pH?

18) Os oceanos são ácidos ou básicos? Explique.

19) Qual a diferença entre transparência e turbidez?

20) A temperatura diminui de forma homogênea da superfície ao fundo dos oceanos?

21) Por que as maiores temperaturas da água do mar ocorrem próximas ao equador?

22) A densidade varia em função de quais parâmetros físico-químicos?

 

UNIDADE 4 - DINÂMICA MARINHA

Circulação em larga escala

1) Como imagens de satélite podem ser utilizadas no estudo da dinâmica dos oceanos?

2) Qual é o padrão geral de circulação das águas oceânicas superficiais?

3) O que é "força de Coriolis"

4) Quais são as correntes que atuam no Oceano Atlântico Sul?

5) Qual a característica particular da Corrente Circumpolar Antártica?

6) Discuta a dinâmica sazonal da Corrente do Brasil e das Malvinas.

7) Qual a relação entre a circulação oceânica em larga escala e a produtividade dos oceanos?

8) Considerando-se a distribuição de nutrientes na costa brasileira, discuta a importância ecológica dos nossos sistemas abrigados (baías, lagunas e estuários).

9) Que relação existe entre as correntes oceânicas e a distribuição dos grandes biomas costeiros?

10) Que processo oceanográfico desencadeia o fenômeno "El Niño"?

11) O que é circulação termohalina?

12) O que é a ACAS e qual a sua importância?

13) Que propriedades oceanográficas permitem a identificação de massas d'água?

14) O que é ressurgência? Este fenômeno ocorre no Brasil?

Ondas

1) O que diferencia os ambientes costeiros dominados por ondas dos dominados pelas marés?

2) Quais tipos de ondas existem nos oceanos? O que as diferencia?

3) Como são gerados os tsunamis?

4) Em que setor do planeta são encontradas as ondas de maior energia? Por quê?

5) O que é "espectro direcional de ondas"?

6) Explique o processo de modificação das ondas em águas rasas.

7) Qual a diferença entre refração e difração?

8) Como são geradas as correntes de deriva litorânea?

Marés

1) Por que as marés possuem amplitudes diferentes ao longo dos oceanos?

2) O que causa as marés astronômicas?

3) Por que normalmente temos duas preamares e duas baixa-mares por dia?

4) O que são marés de sizígia e quadratura?

5) As marés astronômicas podem ser previstas? Como?

7) O que causa as marés meteorológicas?

8) Como ocorrem as "pororocas"?

 

Oscilação do Nível do Mar

1) O nível do mar está subindo ou descendo?

2) Cite duas evidências da oscilação do nível do mar.

3) Quais são os três fatores que podem ocasionar mudanças relativas do nível do mar?

4) Qual a relação entre os ciclos de Milankovitch e a oscilação do nível do mar?

5) Nos últimos milhares de anos o nível do mar oscilou de forma igual em todo o planeta? Explique.

6) O que são sistemas laguna-barreira?

7) Quais foram os principais níveis de estabilização do mar na costa sul do Brasil nos últimos 120.000 anos?

 

UNIDADE 5 - OCEANOGRAFIA BIOLÓGICA

1) Cite uma das possíveis sub-divisões do meio marinho e caracterize, do ponto de vista físico, sua diferenciação.

2) Os organismos marinhos podem ser divididos em três grandes grupos. Quais são eles?

3) Qual a diferença entre plâncton e necton? Cite três exemplos de organismos pertencentes a cada um destes grupos.

4) Qual a principal adaptação dos organismos planctônicos?

5) Quais são os fatores limitantes do crescimento fitoplanctônico nas regiões polares? Qual a diferença entre estas e as regiões tropicais do ponto de vista da distribuição temporal destes organismos?

6) A sobrevivência em grandes profundidades demanda algumas adaptações anatômicas e fisiológicas dos organismos nectônicos. Explique e exemplifique uma delas.

7) O que são bentos? Como estes podem ser classificados em relação a sua posição no substrato?

8) Qual a principal estratégia alimentar dos organismos sésseis?

9) Qual a diferença entre cadeia alimentar e teia alimentar? Cite um exemplo de cadeia alimentar marinha e identifique o produtor primário, consumidor primário, consumidor secundário e consumidor terciário.

10) Os conhecimentos em oceanografia biológica permitem aos profissionais da área atuarem em diversas atividades relacionadas a utilização e conservação dos recursos marinhos. Cite três exemplos e discuta cada um deles.

 

UNIDADE 6 – ZONA COSTEIRA

Gerenciamento Costeiro e Classificação de Costas

1) Por que se diz que a zona costeira é transicional e transitória?

2) Qual a diferença entre “zona costeira” e “linha de costa”?

3) Qual a importância em se avaliar as escalas temporal e espacial na análise de processos costeiros?

4) Cite um exemplo de conflito tipicamente associado ao uso dos recursos costeiros.

5) Qual a extensão do mar territorial brasileiro?

6) Que critérios podem ser utilizados para a classificação de costas?

7) Usualmente a costa brasileira é subdividida em cinco “regiões”. Quais são elas e o que as caracteriza?

8) Qual a importância da geologia na setorização da costa brasileira?

 

 

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